segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

"Introdução"

Ilustração segundo quem sabe:
"É aumentar a velocidade da luz através de uma ideia" - David von Bossewitz

"A Ilustração deveria complementar sempre as palavras e a imaginação, sem bloquear qualquer delas" - Fernanda Cohen

"As ideias são um ingrediente essencial na criação de uma voz ilustrada, sem as quais temos poucas bases para apoiar a história que se pretende contar e que deve prender a atenção de todos por mais que um segundo. Para além da mera superfície da página, é a ideia que atrai o observador. É a ideia que estabelece a premissa para a conversa. É a ideia que nos salva da nossa tendência de pensar em linhas perigosamente rectas e vulgares. É a ideia que nos impulsiona. Isto não significa que seja aceite apenas devido ao facto de ter uma ideia, mas tendo uma base intelectual, o nosso trabalho fica muito mais receptivo á avaliação objectiva. Aprofundar as ideias dá-nos um parâmetro para apreciar o mérito das nossas soluções. Começamos a procurar respostas na alma dos nossos desenhos. Com alguma prática, acabamos então por produzir ilustrações mais significativas" - Craig Frazier

" De forma a dar um prazer colorido á mente sentada á mesa posta, a inspiração senta-se e come um biscoito" - Ulli Grotz

" Quando uma imagem conta uma história como imagem, torna-se auto-suficiente. Quando tenta captar um texto, torna-se refém dele. Limito-me a tentar casar uma imagem com palavras e esperar que o casamento seja bem sucedido" - Brad Holland

" Uma boa ilustração é sedutora. Sexy. Chama a atenção, desperta interesse, faz chorar por mais. O observador consegue sentir algo. A ilustração é o processo de transposição comum de palavras escritas, pensadas ou ditas para algo visualmente correspondente. Uma correspondência que, por um lado complementa e serve de suporte ao conteúdo e, por outro, o enriquece, permitindo ao observador um acesso adicional, muito directo e próprio. A ilustração é a criação de espectativas e simultâneamente, a satisfação das mesmas." - Anja Nolte

" Para além do facto de tornar mais bonitas as coisas bonitas e pelo menos mais aceitáveis as coisas feias, a ilustração diz respeito, na verdade, á resolução de problemas." - Stina Persson

2 comentários:

vicky disse...

querida só te digo uma coisa :adoro os teus trabalhos e olha que se não gosta-se nem dizia nada mas tu tens talento .imprimes uma energia que eu capto . nem sequer é o meu género ou seja não tem nada a vêr com o que pinto por isso estou á vontade para te dizer que adoro e eu quase numca gosto de nada a não sêr rodrigo ou ana calém,, arriaga ou diaz e o tio rodrigo para min é unico mas tu estás a um nivél muito acima do que pensas e na exposição que me perdoem os demais pintores mas vais ter o teu lugar ao pé dos melhores e se a tua mãe me chingar a cabeça atiro-a para o calabouço que deve de existir na pousada . parabens minha querida és mais uma prova de que a tecnica ajuda mas sem talento nada feito e esse tu tens e muito .manda-me todos os teus trbalhos para o meu email pois quero enviar para várias pessoas . um grnde bj. desta tua tia embara ainda jovem e bem conservada mas tia .vicky marquesa do sado !

Unknown disse...

madalena! la curiosidad me mata y enseguida estoy visitando tu blog. Verdaderamente me encanta!

Tienes un estilo muy personal, según lo mostrado en el blog; a nivel artístico me gustan mucho tus personajes con acuarelas de colores neutros y algún color predominante, y a nivel emotivo y por empatía también...tus dibujos de Alcacer.
Yo también acostumbro a dibujar cuando estoy pensando en proyectos, o cuando estoy de viaje...pero más cercano a la arquitectura, obviamente. Aunque la arquitectura también es un arte, no?
Felicidades artista!
un besito*